• Andre Perim

Trilha Sonora/ Soundtrack



Hoje vamos falar de trilhas sonoras realizadas essencialmente por sintetizadores.

Nosso ponto de partida é "Laranja Mecânica", filme de Stanley Kubrick de 1971. Originariamente o diretor queria utilizar a música "Atom Heart Mother" do Pink Floyd, mas devido a problemas de negociação optou por Wendy Carlos (ex-Walter Carlos) que produziu arranjos sintetizado para a Nona sinfonia de Beethoven e "Música para o funeral da Rainha Mary " de Henry Purcell. A junção de música classica com eletrônica

foi uma escolha perfeita para realçar o clima de violência e opressão do filme.



Today we are going to talk about soundtracks made essentially by synthesizers. Our starting point is " Clockwork Orange", Stanley Kubrick's 1971 film. Originally the director wanted to use the song "Atom Heart Mother" by Pink Floyd, but due to business issues he chose Wendy Carlos (former Walter Carlos) who produced synthesized arrangements for the Beethoven's ninth symphony and "Music for the Funeral of Queen Mary" from Henry Purcell. The combination of classical music with electronics it was a perfect choice to highlight the film's atmosphere of violence and oppression.




Vangelis é um compositor relacionado diretamente ás trilhas sonoras realizadas através de sintetizadores.

Ficou mundialmente conhecido através da música de "Carruagens de Fogo" (Hugh Houdson-1981) mas sua obra-prima é a trilha sonora de "Blade Runner" (Ridley Scott- 1982). O trabalho demorou quase duas décadas para ser lançado e durante o lançamento do filme foi comercializado uma trilha orquestrada que tem muito pouca relação com o filme.



Vangelis is a composer directly related to soundtracks made through synthesizers. He became known worldwide through the music of "Chariots of Fire" (Hugh Houdson-1981) but his masterpiece is the soundtrack for "Blade Runner" (Ridley Scott-1982). The work took almost two decades to be released and during the release of the film an orchestrated score was commercialized that has very little to do with the film.




Tangerine Dream é um grupo que se dedicou muito ás trilhas sonoras chegando a um total de 50 produções entre filmes, programas de TV e jogos.

O meu preferido é "The Sorcerer" (Comboio do medo, no Brasil), dirigido por Willian Friedkin em 1977.


Tangerine Dream is a group that has devoted a lot to soundtracks reaching a total of 50 productions between films, TV shows and games. My favorite is "The Sorcerer" directed by Willian Friedkin in 1977.



Goblin é uma banda de rock progressivo italiano que além de se dedicar á produção de trilhas sonoras, se especializou em filmes de terror, entre eles "Prelúdio para matar"(1975)- , Suspiria (1977), ambos do diretor Dario Argento e "Despertar dos mortos" (George Romero-1978).







Goblin is an Italian progressive group that is even more curious, because besides dedicated to the production of soundtracks, specialized in horror films, including "Deep Red" (1975), Suspiria (1977), both by director Dario Argento and "Dawn from the dead" (George Romero-1978)













Depois de lançar sete albuns em que se recusavam a utilizar sintetizadores, a banda Queen resolver experimentar com alguma discreção no álbum "The Game". A sequência foi a trilha de "Flash Gordon" (Mike Hodges-1980).

A junção de sintetizadores em profusão, guitarras e a voz de Freddy Mercury trazem um clima ao mesmo tempo kitsch e futurista que se encaixa muito bem na narrativa inspirada nos quadrinhos que caracteriza o filme.


After releasing seven albums refusing the use of synthesizers, Queen decided to experiment with some discretion on the album "The Game". The sequel was "Flash Gordon" (Mike Hodges-1980). The combination of a lot of synthesizers, guitars and the voice of Freddy Mercury brings a climate that is at the same time kitsch and futuristic, witch fits very well in the comic-inspired narrative that characterizes the film.




A década de 80 foi marcada pela utilização massiça de sintetizadores. Na maioria das vezes usada sem parcimônia com resultados que hoje soam datados e de gosto duvidoso.

Uma feliz excessão é Brad Fiedel -

O Exterminador do Futuro ("James Cameron-1984)



The 1980s were marked by the massive use of synthesizers. Most often used sparingly with results that today sound dated and of a dubious taste. A good exception is Brad Fiedel -"Terminator"(James Cameron-1984) .





Trent Reznor, da banda Nine Inch Nails compôs a trilha para "A rede social" (David Fintcher-2010. filme em questão aborda a história de Mark Zuckemberg e a criação de Facebook . Apesar da aridez e a falta de importância da narrativa, Reznor consegue realizar um resultado bem interessante.



Trent Reznor, from the band Nine Inch Nails, composed the score for "The social network" (David Fintcher-2010). The film in question addresses the story of Mark Zuckemberg and the creation of Facebook. Despite the dryness and lack of importance of the narrative, Reznor manages to achieve a very interesting result.





Entre os trabalhos mais recentes vale destacar a obra de Hans Zimmer. Ex-integrante da banda technopop "Ultravox" , compôs a trilha de mais de 100 fimes, entre eles, "A origem" (Christopher Nolan-2010), "O Código Da Vinci" (Ron Howard-2006), "Sherlock Holmes" (Guy Ritchie-2009) e "Interestelar" (Christopher Nolan-2014).


Há alguns anos tive a oportunidade de participar de uma série de Master-Classes on line de Zimmer. Uma das coisas interessantes que ele falou foi como foi a concepção da trilha de Interestelar. O diretor Christopher Nolan não lhe forneceu o roteiro previamente e lhe informou que o filme narrava a história do esforço de um pai para recuperar o amor perdido da filha. Nolan simplesmente omitiu o fato de se tratar de um fime de ficção científica, fato que só foi revelado quando o processo de criação já estava bem adiantado. Dessa forma trilha focou mais no fator humano da história sem lançar mão de clichês do universo da ficção científica.




Among the most recent works, it is worth highlighting the work of Hans Zimmer. Former member of the technopop band "Ultravox", he composed the soundtrack for more than 100 films, including "Inception

" (Christopher Nolan-2010), "The Da Vinci Code" (Ron Howard-2006), "Sherlock Holmes" (Guy Ritchie-2009) and "Interstellar" (Christopher Nolan-2014). A few years ago I had the opportunity to participate in a series of Zimmer's online Master Classes. One of the interesting things he talked about was how the Interstellar track was designed. Director Christopher Nolan had not previously provided the script and informed him that the film told the story of a father's effort to recover his daughter's lost love. Nolan simply omitted the fact that it was a science fiction film, a fact that was only revealed when the creation process was well advanced. In this way, the track focused more on the human factor of history without resorting to clichés in the universe of science fiction.

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