• Andre Perim

Órgão Hammond/Hammond Organ

Atualizado: Mai 2





Quando se pensa na utilização do órgão na música popular, o primeiro nome que nos vem à mente é o Hammond. O Instrumento foi inventado pelo Engenheiro Lauren Hammond . Seu sonho era simular um órgão de igreja para que toda família padrão norte americana pudesse realizar seu culto dominical no seu próprio lar. O que ele nunca imaginou é que o instrumento seria adotado pelos músicos de jazz. Para os donos dos bares e clubes um trio de jazz sairia muito mais em conta que uma big band e em pouco tempo diversos artistas como Jimmy Smith, Ethel Smith, Brother Jack Macduff entre outros, começaram a utilizar o instrumento.


When we think about the use of the organ in popular music, the first name that comes to our mind is Hammond. The Instrument was invented by the Engineer Lauren Hammond. His dream was to simulate a church organ so that every standard American family could perform their Sunday service in their own home. What he never imagined is that the instrument would be adopted by jazz musicians. For the owners of bars and clubs, a jazz trio would became much less expensive than a big band and in a short time several artists such as Jimmy Smith, Ethel Smith, Brother Jack Macduff among others, started using the instrument.



Mas esse não seria o único pesadelo de Hammond. Donald Leslie, um inventor do estado de Illinois patenteou a caixa Leslie, um sistema rotativo de caixas que produzia um efeito de vibrato que "envenenou" o som do Hammond e caiu como uma luva no som agressivo do blues, e posteriomente das bandas de rock psicodélico, hard e progressivo. Hammond fez tudo o que era possível para impedir a comercialização das caixas, inclusive judicialmente, alegando que Leslie queria pegar carona no seu produto. Mas seu esforço foi em vão: A combinação do som do Orgao Hammond com a caixa Leslie foi adotado por grande parte dos grupos de rock dos 60/70 e se tornou quase um símbolo de uma era.



But that would not be Hammond's only nightmare. Donald Leslie, an inventor from the state of Illinois patented the Leslie Speaker, a rotating system that produced a vibrato effect that "poisoned" the Hammond sound and fit like a glove in the aggressive blues sound, and later on for rock bands psychedelic, hard and progressive. Hammond did everything possible to prevent the sale of the Speakers, including in court, claiming that Leslie wanted to hitch a ride on his product. But his effort was in vain: The combination of Hammond's sound with the Leslie box was adopted by most of the 60/70 rock groups and became almost a symbol of an era.




Alguns músicos viraram lendas do instrumento. No rock tivemos entre nomes diversos Booker T, Steve Winwood, Billy Preston (que acompanhou tanto os Beatles como os Rolling Stones). John Lord, do Deep Purple radicalizou mais ainda ligando o órgão num amplificador de guitarra valvulado e abriu espaço para o uso do Hammond no rock pesado. Hugh Banton, do Van der Graff Generator é um outro músico que alterou o som original do Hammond através de efeitos eletrônicos obtendo resultados bem criativos.


Some musicians became real legends playing the Hammond Organ. At the Rock scene we had several names such as Booker T, Steve Winwood, Billy Preston (who played with both the Beatles and The Rolling Stones); Deep Purple's John Lord further radicalized by plugging the organ into a guitar amp tube and opened space for the use of Hammond in heavy rock. Hugh Banton, from Van der Graff Generator is another musician who changed Hammond's original sound electronically getting very creative results.


No Rock Progressivo, o Hammond foi adotado por praticamente todas as bandas de Yes, ao Genesis, Focus. Além da referência óbvia de Keith Emerson, temos Vincent Crane (Atomic Rooster), Dave Greenslade (Greenslade, Colosseum), Tony Kaye e Rick Wakeman (Na sua fase Yes), Tijss Van leer (Focus), entre muitos outros. A lista é muito extensa. O uso do órgão se tornou quase uma característica básica no som de bandas progressivas, principalmente na primeira fase, mas muitas vezes o Hammond foi substituido por uma marcas similares, com transporte mais fácil mas sempre com o objetivo de reproduzir aquele som caracteristico. Um bom exemplo é o Farfisa usado pelo Pink Floyd em sua fase inicial.

In Prog Rock, Hammond was adopted by virtually all bands from Yes, to Genesis, Focus. In addition to Keith Emerson's obvious reference, we have Vincent Crane (Atomic Rooster), Dave Greenslade (Greenslade, Colosseum), Tony Kaye  and Rick Wakeman (In his Yes phase), Tijss Van leer (Focus), among many others. The list is very long. The use of the organ became almost a basic feature in the sound of progressive bands, especially in the first phase, but often Hammond was replaced by similar brands, with easier transport but always with the objective of reproducing that characteristic sound. A good example is the Farfisa used by Pink Floyd in the beggining.

Um outro estilo que utilizou muito o Hammond foi o reggae, em grande parte por sua influência do Soul e do Gospel. O som do órgão se adaptou muito bem ao estilo percussivo usado na música jamaicana. Ainda no terreno latino temos Gregg Rollie do grupo do Santana.


Another musical genre that used hammond a lot was reggae, largely because of its soul and gospel influence. The organ's sound adapted very well to the percussive style used in Jamaican music. Still in Latin America, we have Gregg Rollie from Santana's group.


Na década de 80, o som do órgão ficou meio esquecido na música pop, onde foi substituído pelos sintetizadoes digitais, mas com a cultura lounge e a procura por sonoridades vintage seu som foi redescoberto. Entre os artistas mais recentes que utilizam o instrumento cabe destacar o John Medesky do trio Medesky Martin & Wood.


During the 80's, the organ sound was somewhat forgotten in pop music, where it was replaced by digital synthesizers, but with the lounge culture and the search for vintage sounds his sound was rediscovered. Among the most recent artists that use the instrument, it is worth mentioning John Medesky of the trio Medesky Martin & Wood.

O som do órgão em geral marcou muito as bandas do início dos anos 60, exercendo forte influência na Jovem Guarda no Brasil que teve seu grande representante no tecladista Lafayette (na ativa até hoje). Cabe destacar o trabalho de Walter Wanderley que adaptou magistralmente o som do instrumento ao samba e à bossanova.





The sound of the organ in general marked a lot the pop bands of the early 60s, and had a great influence in the Jovem Guarda movement in Brazil, which had its great representative on the keyboard player Lafayette (still active today). It is worth mentioning the work of Walter Wanderley who masterfully adapted the sound of the instrument to samba and bossanova.


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