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Loop


Muito do que se produz hoje em música eletrônica tem alguma relação com os loops.

Mas tiveram artistas que utiizaram a técnica de uma forma mais experimental abrindo novas possibilidades e novas formas de escuta. Um deles foi Steve Reich. Sua obra 'It´s gonna rain" se utiliza de trechos de duas gravações de um sermão de um pastor reproduzidas simultaneamente com uma leve defasagem de tempo entre elas.

A idéia é que depois de algum tempo de escuta prolongada passemos a ouvir não mais os elementos das duas pistas separadas mais uma terceira trilha resultado da interação dessas duas. Aí se deu praticamente o surgimento das bases da música minimalista.


It´s gonna rain-Steve Reich (1965)



O mesmo processo foi usado mais trade em suas composições " Piano Phase" e "Pendulum music" .Nesta última vários microfones são colocados sobre caixas de som gerando microfonias. Com o tempo , a velocidade vai diminuindo e com isso , vai se criando novas possibilidades sonoras


Piano Phase-Steve Reich- (1967)



Pendulum Music-Steve Reich (1968)


Quem vai retomar essas ideias de Reich é o músico e produtor Brian Eno. Após sua saída da banda Roxy Music, passou a realizar experimentações com dois gravadores de rolo interligados. Essas experiências vieram dar origem à música ambient em discos como "Music for airports" e "Music for supermarkets".


Music for airports-Brian Eno (1978)


Robert Fripp, líder da banda King Crimson, que recentemente esteve no Rock in Rio , foi mais fundo no desenvolvimento dessa técnica criando um método chamado por ele de Frippertronics. Uma boa amostra desse trabalho pode ser encontrada no álbum "No Pussyfooting" realizado em dupla com Brian Eno.


Heaveanly music corporation- Fripp & Eno (1973)



Eno , por sua vez passa a produzir David Bowie na sua chamada "trilogia alemã" produzindo discos influenciados pelas experimentações feitas por grupos germânicos com música eletrônica.

Cabe destacar ai, o segundo lado do álbum Low, especialmente a música "The Subterraneans"


The subterraneans- David Bowie (1977)




A partir dos anos 90 , a produção desse tipo de música aumentou consideravelmente e hoje temos uma lista extensa de artistas que trabalham nessa direção. Entre eles vale a pena destacar o nome de Willian Barsinsky. Sua obra mais famosa foi "Loop desintegration" uma série de quatro álbuns produzidos durante o atentado das torres gêmeas em Nova York (a capa dos discos são fotos de Manhatan coberta por uma nuvem escura) . Aqui, Barsinsky passa a trabalhar também com a idéia de destruturação do material sonoro quando reprocessado , supostamente devido ao desgate da fita ao ser manipulada. Esse tipo de música apresenta menos variações ainda do que a Ambient , sendo classificado por muitos como "Drone music".


Desintegration loops-Willian Barsinsky (2002)



Watermusic II- Willian Barsinsky (2001)


Bem. Há muito material produzido nessa área e aqui fiz apenas uma pequena introdução. Esperam que tenham gostado. Até a próxima!


para ir mais fundo:



"Abababel"- experiência sonora-poética baseada em exercício de composição de Has-Joachin Koellreutter - Andre Perim 2019



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A lot of what is produced nowadays in electronic music has some relation with loops. But there were some Artists that explored the technique in a more experimental approach oppening new possibilities and ways of listening. One of them was

Steve Reich. His work 'It´s gonna rain" in based in parts of two similar recordings of a sermon reproduced simultaneously with a little time lapse between them.

The main idea is that after listening the music for a while we start to perceive new thematics cells resulting from the interaction of the two singular tracks. Here lies basically the birth of the minimalist music.


It´s gonna rain-Steve Reich (1965)



The same process was used later in the compositions " Piano Phase" e "Pendulum music" . In this last one , several microphones were put together over some speakers generating microphonies. After a while , the speed de decreases and new sound possibilities are created.


Piano Phase-Steve Reich- (1967)



Pendulum Music-Steve Reich (1968)




Reich´s ideas were reprocessed by Brian Eno. After his departing from the band Roxy Music, he started to make experimentation with two tape recorders. Some of those experiences turned into what we call today music in albuns such as "Music for airports" e "Music for supermarkets".


Robert Fripp, from King Crimson went further into the development of this technique creating an method called Frippertronics. One of the examples can be found in the Album "No Pussyfooting" produced with Brian Eno.


Eno himself produced David Bowie in the so so called "german trilogy". You can lister here to the music The Subterraneans from the second size of the album "Low".


After the 90´s, the production of this kind of music increased considerally, and nowadays we have a great amount of Artists working into this direction.

\ming them, we can highlight the name of Willian Barsinsky. His most famous work was "Loop desintegration" a serie of four albuns álbuns produced during the twin towers september 11st atack in New York (the album covers are pictures of Manhatan covered by dusty dark clouds) . Here, Barsinsky starts to work als wit the idea of destructuralization of sound material while reprocessed, supossedly due to the physical abrasion of tape after years of manipulation.

This kind of music shows less variation than Ambient , being classified as Drone music.



Music for airports-Brian Eno (1978)


The subterraneans- David Bowie (1977)



There is a lot of material produced in this area. Here I made a very brief introduction. I hope you liked. See you next. Bye!


Desintegration loops-Willian Barsinsky (2002)



Watermusic II- Willian Barsinsky (2001)



For futher reading:




"Abababel"- poetic sound experience based on an exercise on composition of Hans-Joachin Koellreutter - Andre Perim 2019






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